quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O que é uma crônica?

É uma narração, segundo a ordem temporal. O termo é atribuído, por exemplo, aos noticiários dos jornais, comentários literários ou científicos, que preenchem periodicamente as páginas de um jornal.
Não há compromisso necessariamente com temas da atualidade, como os artigos de opinião; o estilo é geralmente livre (literário) e isento de regras de estilo jornalístico, o tema é de livre escolha do autor, que assina sua produção.

Veja um exemplo:

"Janela ao sol. Estico o pescoço com dificuldades e olho para fora. Pessoas apressadas, buzinas, olhares fugidios.Ouço vozes, muitas. Desconexas, sem fim nem começo.Sinto cheiros estranhos. Não há mais o que se provar. Não há mais gostos, apenas releituras bizarras. Fedor.Os toques são sempre involuntários. Esbarros. Ninguém teve a intenção. O emaranhado das relações parece mais novelos de lã embaraçados. Ninguém sabe onde tudo começa.Estou cansado, minha vista dói. Não suporto mais essa confusão.Encolho o pescoço, fecho a janela, olho para o quarto. O espelho no fundo revela-me. Descubro, então, que eu estava dentro de mim."
Autor(Lissânder)

7 comentários:

  1. ADOREI O BLOG , VAI FAZER MUITO SUCESSO TENHO CERTEZA. BJS

    ResponderExcluir
  2. Minha querida, gostei muito do blog.
    Agora é só escrever...escrever...escrever...
    Muito SUCESSO!!!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. Prima esse blog vai estoura na net eu ja vou plubicar no meu orkut


    bjão

    By: Kyra

    ResponderExcluir
  4. May! Estou seguindo você e aguardando pelos próximos posts, ok? Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Seu blog e tudo de bom,parabéns vamos continuar,para termos um mundo melhor,isso é muito bom para as pessoas,refletirem melhor antes de faser algo errado.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada,a todos pelo comentário,aguarde as próximas postagens,abraço.

    ResponderExcluir
  7. Prima o blog ta muito bom
    estou esperando a prixima postagem


    bjão

    ResponderExcluir