sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Herói na Cidade?



Essa crônica é da minha colega,que participou junto comigo na seleção dos textos,para a olimpíada de língua portuguesa,vale apena ler...Vamos a crônica.






Sem nada para fazer,pois chove muito,para tentar me distrair,ligo a televisão no noticiário e vejo:estado do Rio de Janeiro sofre com enchente causada pela forte chuva;desabamentos,casas completamente destruídas,famílias sem ter para onde ir;um verdadeiro desespero!
Pessoas que trabalham tanto para conseguir realizar o sonho de ter uma casa própria,e em um “piscar de olhos” ter tudo destruído...
A vida passa de um sonho a um pesadelo.
Seria a natureza revoltada com o ser humano?
Todo esse caos é simplesmente o resultado de atos não pensados do ser humano,como jogar lixo nas ruas,nas praias,nos rios,construção de casas em locais de risco e desmatamento.
A natureza não suportou tanta irresponsabilidade,o que resultou em muitas perdas devido a forte chuva.
No noticiário,as notícias de mortes cresciam a todo momento.
A vida nos lança situações que nunca imaginamos,como a dor da perda.Famílias que perderam parentes e amigos sofrem com tamanha dor,que só quem passa por essa situação pode explicar.
Em meio ao caos provocado pelas fortes chuvas surge um personagem cheio de coragem e determinação;que podemos,por que não,compará-ló a um super-herói:O bombeiro militar.
Coragem e determinação são ingredientes que não faltam aos bombeiros,que arriscam suas própriais vidas para conseguir salvar outras.
Muitos bombeiros,mesmo estando de folga,deixam seus lares para irem às ruas,morros,salvar vidas sem saber se irão voltar.
Herói,não é aquele que fala,mas nada faz,como alguns políticos que só sabem prometer e não cumprir.
Herói são aqueles que não tem medo de arriscar suas próprias vida para salvar outras,como os bombeiros,que muita das vezes acabam perdendo sua vida,deixando um grande vazio para suas famílias.
Mas quem perde a vida salvando outra,deve partir com a sensação de missão cumprida.O bombeiro militar,sim,é um motivo de orgulho para toda a população.
Depois de todo esse desastre,que a chuva causou,fica a pergunta:De onde tirar forças para recomeçar?
Uma pergunta difícil e complicada de ser respondida.
Para aquelas que perderam suas casas,ainda resta força para superar o passado e construir o futuro.
Já aquelas que perderam um parente ou um amigo,ficarão com um vazio que jamais será preenchido.
O que podemos dizer para essas pessoas que passaram por tantas perdas?Posso dizer que a esperança é como uma planta que cresce novamente,mas precisa de força,determinação e coragem.
Força para seguir em frente,sem olhar para traz.
Determinação para ser forte e não de desistir.
Coragem para não ter medo de recomeçar e ser feliz.
E para os heróis,o que falar?
Eu acho que para eles,só há uma palavra a ser dita!
Muito obrigada!
autor(Aline dos Santos)

2 comentários: